Renavam 2020: Consultar Situação pela Placa ou Chassi [Nada Consta]

Para consultar o Renavam 2020 pela placa do veículo é necessário que o proprietário acesse às informações diretamente no site do DETRAN. No caso de consulta a carros de terceiros, é possível saber, através do Renavam 2020 se o veículo tem pendências junto ao DETRAN. Quer aprender como consultar? Então continue lendo esse artigo.

Renavam 2020

Renavam 2020

Em primeiro lugar, vamos saber o que significa e para que serve o Renavam 2020.

Renavam 2020

Através do Renavam 2020, é possível identificar todas as informações referentes ao veículo. O Renavam 2020 é uma espécie de identidade do automóvel, assim como o documento de identidade de cada pessoa (RG).

Esse número geralmente se encontra na CRLV do veículo, ou seja, no Certificado de registro e Licenciamento de Veículo.

Qualquer espécie de veículo automotor possui esse código verificador. Mesmo que o carro seja vendido para outra pessoa, o Renavam 2020 permanece o mesmo.

✓ Saiba como realizar o pagamento do Licenciamento 2020

E é esse número que pode oferecer ao proprietário ou alguém que tem interesse em comprar um carro, qual é a situação do veículo, se tem infrações sem pagar ou se apresenta qualquer pendência junto ao DETRAN.


Consulta Renavam pela placa ou chassi

O site do DETRAN esclarece que não é possível fazer a consulta Renavam pela placa ou chassi do veículo por motivos de segurança. Para realizar a consulta completa de seu veículo é preciso:

  • Fazer um cadastro na própria página do DETRAN da sua cidade. Se já tem um cadastro, faça o login no portal, e escolha o Serviço Online “Pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário”.
  • Já no caso de veículos de terceiros, não é preciso fazer login no site. Apenas escolher a opção “Pesquisa de Débitos e Restrições de Veículos”, seguindo as instruções da página.

Se você quer encontrar apenas o número do Renavam, é só consultar no documento CRLV. É fácil de identificar, fica localizado no canto superior esquerdo do documento (CRLV).

Caso você realmente precise consultar um RENAVAM pela placa, é preciso explicar ao DETRAN o motivo da consulta.

Nesse caso, a página disponibiliza a opção de preenchimento de um formulário com os seguintes campos: UF, Cidade, Tipo de Manifestação, Tema. Através dele você pode relatar seus motivos e informar a placa do veículo.


Consultar Renavam através do site

Como dito no começo da matéria, a melhor forma de analisar um veiculo próprio ou de um terceiro é através dessa “identidade” do carro. Realizar esse tipo de consulta antes de comprar um automóvel é essencial, principalmente se não souber a procedência do vendedor.

Para realizar a consulta do Renavam 2020, basta acessar o site do DETRAN do seu estado. Nesse tutorial, realizaremos a consulta no DETRAN SP, mas você pode acessar o próprio DETRAN da cidade ou estado onde reside.

  • Acesse o site oficial do DETRAN.
  • Agora é só escolher se a consulta será para um veículo próprio ou veículos de terceiros. Através dessa consulta é possível se informar sobre roubo de veículos, débitos, restrições e vistorias.

Através da consulta Renavam 2020, é possível realizar a emissão das taxas para pagamento, como o licenciamento, IPVA, e DPVAT. Se durante a consulta não houver pendências, a descrição do veículo será: “Nada Consta”.


Contato DETRAN 2020

Através do site oficial do DETRAN do seu estado é possível conversar diretamente com o DETRAN em um tempo máximo para o preenchimento da manifestação de 10 minutos. Ou também, é possível ligar para o DETRAN da sua região.

Confira o exemplo do DETRAN SP:

Ligações dentro do Estado de São Paulo: 154 (em implantação)

ou

  • Capital e Grande São Paulo: 3322-3333
  • Interior do Estado: 0300-101-3333
  • Outros Estados e ligações do exterior: (11) 3322-3333

Se houver mais informações referentes ao Renavam 2020, avisaremos aqui no site.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Renavam 2020: Consultar Situação pela Placa ou Chassi [Nada Consta]