Licenciamento 2020: Consultar Valor, Tabela de Pagamento, Prazo

Todos os anos, os proprietários de veículos automotores precisam manter a sua regularidade com as cobranças anuais do Detran de seu estado, para poder estar com o seu licenciamento 2020 em dia. Sendo assim, é importante estar com o seu veículo regularizado, para isso, saiba mais informações sobre o licenciamento 2020 lendo este artigo! 

licenciamento 2020

licenciamento 2020

O que é o licenciamento 2020? 

Basicamente, o licenciamento 2020 é uma declaração de que o veículo em questão, pode circular livremente pelas vias públicas de forma legal, após o pagamento de alguns impostos anuais. 

O licenciamento também pode ser chamado de certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), como é mais conhecido entres os donos de veículos automotores. 

Sendo assim, após o proprietário de um veículo automotor pagar as taxas cobradas anualmente pelo Detran de seu estado, o dono estará de acordo com o licenciamento 2020.  

Assim podendo provar que está de acordo com todas as exigências legais e podendo dirigir com mais segurança. 

O licenciamento 2020 engloba basicamente 3 tipos de impostos obrigatórios aos donos de veículos automotores. 

Veja abaixo quais são eles: 

  • Seguro DPVAT; 
  • Certificado de Registro de Veículos (CRVL); 
  • Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 

Ao pagar essas 3 taxas, o dono do veículo conseguirá a sua renovação do licenciamento, desde é claro, que possua todas as suas multas quitadas. 


Valor do licenciamento 2020 

O valor para a emissão do seu licenciamento 2020, pode mudar de estado para estado. 

Pois mesmo a Secretária da Fazenda estar em conjunto da Seguradora Líder de cada estado, é o Detran estadual quem toma pôr fim a decisão do valor desse licenciamento. 

O valor em média chega a ser de R$ 100 reais para a emissão de um novo documento que prova que o dono do veículo efetuou o pagamento dos outros impostos obrigatórios citados acima.

 


Tabela de pagamento licenciamento 2020 

Todos os anos, o Detran de cada estado divulga uma tabela com as datas limites de pagamento do licenciamento 2020, assim sendo de grande importância para todos os que devem pagar esse imposto. 

Lembrando que para aqueles que não pagarem, seu veículo e a circulação dele, será considerado ilegal. 

A tabela, funciona utilizando os números da placa dos veículos e correlacionando eles as datas. 

Veja abaixo a tabela do Rio de Janeiro como exemplo: 

Tabela de Licenciamento 2020 Rio de Janeiro   
Número Final da Placa do Veículo Datas limites para o Licenciamento Anual
0 e 1 30.06
2 e 3 31.07
4 e 5 31.08
6 e 7 30.09
8 e 9 31.10

 

Anualmente essa tabela sofre com alterações em suas datas, por isso, é bom ficar de olho nas nossas atualizações. 


Consultar valor licenciamento 2020 

Atualmente, a consulta do licenciamento 2020, é feita de forma totalmente online, ou seja, não é mais necessário que o dono do veículo vá até uma unidade do Detran fazer a consulta de sua situação com o licenciamento. 

Para ser capaz de fazer essa consulta do licenciamento 2020, a pessoa interessada deve possuir um acesso à internet além de seus documentos e do seu veículo em mãos. 

Usaremos o estado da Bahia como um exemplo de como fazer a consulta do licenciamento 2020, lembrando que todos os outros estados possuem um procedimento similar ao que iremos mostrar aqui: 

Veja o passo a passo elaborado a seguir de como você poderá fazer a sua consulta do licenciamento 2020 de forma simples e rápida. 

  • Primeiro você deve acessar o site oficial do Detran do seu estado, ou clique aqui para ir para o Detran da Bahia; 

  • Escolha a opção ‘Licenciamento’; 
  • Leia tudo que estiver a sua frente sobre o licenciamento e então clique em ‘Serviço online’; 

  • Faça o seu login utilizando o seu CPF e senha, caso não possua uma conta, batas clicar em “cadastre-se”; 

  • Então entre na sua conta e veja todas as ferramentas a sua disposição. 

Ao adentrar na sua conta do Detran, você terá acesso a diversas ferramentas que podem ser para você bastante úteis, pois elas lhe mostrarão informações vitais para a sua situação com o licenciamento 2020. 

Veja quais informações você poderá obter no site do Detran do seu estado: 

  • Valor; 
  • Multas 
  • Pagamento; 
  • Renegociação; 
  • Dentre outras mais funções. 

É importante lembrar que documentos como RENAVAM, número completo da placa do seu veículo, além de seus documentos pessoais, devem estar por perto na hora da consulta, po

is eles poderão ser necessários. 


Emissão de 2 via do seu licenciamento 2020 

Caso você tenha por algum motivo perdido a sua guia de pagamento, ou ela nem sequer tenha chegado até a sua casa, não se preocupe, pois você poderá fazer a impressão de uma 2 via. 

Para realizar esse procedimento de impressão de uma segunda via da sua guia de pagamento do licenciamento 2020, basta mais uma vez acessar o site do Detran do seu estado e lá fazer a solicitação. 

Veja como é possível fazer a solicitação da segunda via do seu licenciamento 2020: 

  • Você deve acessar o site oficial do Detran do seu estado, ou clique aqui

  • Então escolha a opção ‘Licenciamento 2020’; 
  • Faça o seu login utilizando o seu CPF e senha já cadastradas por você anteriormente; 

  • Por fim, entre na sua conta e clique na opção “2º via da guia de pagamento do licenciamento 2020

Pronto, com isso você poderá fazer a impressão de uma nova guia de pagamento do licenciamento 2020, além de que se caso o seu pagamento esteja atrasado, essa nova guia estará com o valor atualizado. 


Pagamento licenciamento 2020 

Com a sua guia de pagamento do licenciamento em mãos, o dono de veículo automotor deve efetuar o mais rápido possível o pagamento de sua guia, assim garantido a regularização de seu veículo. 

Lembrando que para ser possível o pagamento desse imposto e então a emissão do documento, é necessário que o dono do veículo já tenha quitado de antemão os impostos de IPVA 2020 e o DPVAT 2020. 

Só após a realização desses dois pagamentos é que o pagamento do licenciamento será liberado para o dono do veículo. 

Veja abaixo locais que aceitam o pagamento do licenciamento 2020

  • Caixa Econômica Federal; 
  • Bradesco; 
  • Itaú; 
  • Casas lotéricas; 
  • Banco do Brasil; 
  • Santander. 

Após o cidadão efetuar em uma dessas agências bancárias o pagamento do licenciamento 2020, ele deverá aguardar por um período de 7 dias para receber o seu documento. 

7 dias após a realização do pagamento do licenciamento, o Detran do seu estado irá enviar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), até a sua residência. 

Após receber esse certificado de licença, você deve estar sempre com ele quando for sair com o seu veículo, pois caso seja parado em uma Blitz, será esse documento que lhe garantirá passagem. 

Em casos dos quais já se passaram 7 dias corridos após o pagamento do seu licenciamento e você não recebeu o seu certificado de licenciamento 2020, você deve alertar o Detran o quanto antes. 

ATENÇÃO: Enquanto o seu certificado não chega, o comprovante de pagamento do licenciamento 2020 poderá servir pelos sete dias como prova de sua regularização. 

Porém, após essa uma semana de espera, o comprovante de pagamento perde total efeito, sendo assim necessário a apresentação do licenciamento. 


Pagamento do licenciamento 2020 atrasado 

Se você por alguma razão não pagou o seu licenciamento 2020 em dia e por isso está em dívida com o Detran, deve saber que é bom efetuar o pagamento o quanto antes, pois existem riscos caso você seja pego em uma Blitz. 

Sempre lembrando que o licenciamento é como o nome já diz, o certificado de licença dado pelo Detran de seu estado, para que o seu carro seja considerado legal para circular em vias públicas. 

Assim, o dono de um veículo que for pego dirigindo sem que tenha feito o pagamento do licenciamento 2020, sofrerá com algumas consequências. 

Veja abaixo as punições para aqueles que não pagam o licenciamento de seus veículos: 

  • Multas e encargos que podem somar até R$ 200 reais; 
  • O atraso no pagamento é considerado uma infração Gravíssima em todos os estados brasileiros. Sendo assim, o dono do veículo e o condutor (caso não sejam os mesmos na hora do flagrante), irão receber uma multa em seus nomes e irão perder ambos, 7 pontos em suas Carteiras de motorista. 

Por tanto, é de grande interesse do proprietário do veículo manter o seu pagamento do licenciamento 2020 em dia e portar esse documento consigo sempre que for trafegar com o seu veículo. 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Licenciamento 2020: Consultar Valor, Tabela de Pagamento, Prazo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *